noticias Seja bem vindo ao nosso site RADIO COSTA LESTE FM 90.5!

Cidade

Falha em parques eólicos e solares no CE causou apagão de agosto; ONS divulgou relatório nesta terça-feira

Publicada em 27/09/23 às 07:38h - 24 visualizações

RADIO COSTA LESTE FM 90.5


Compartilhe
Compartilhar a noticia Falha em parques eólicos e solares no CE causou apagão de agosto; ONS divulgou relatório nesta terça-feira  Compartilhar a noticia Falha em parques eólicos e solares no CE causou apagão de agosto; ONS divulgou relatório nesta terça-feira  Compartilhar a noticia Falha em parques eólicos e solares no CE causou apagão de agosto; ONS divulgou relatório nesta terça-feira

Link da Notícia:

Falha em parques eólicos e solares no CE causou apagão de agosto; ONS divulgou relatório nesta terça-feira
 (Foto: Divulgação)

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontou que a principal causa para o apagão ocorrido no Brasil no dia 15 de agosto foi uma falha no desempenho de equipamentos de parques eólicos e solares, localizados próximos à linha de transmissão Quixadá – Fortaleza II, no Ceará. Na ocasião, cerca de 29 milhões de brasileiros em quase todo o país ficaram sem energia.

De acordo com relatório, divulgado nesta terça-feira (26) pelo órgão, os equipamentos responsáveis pelo controle de tensão funcionaram abaixo do ideal.

“A análise da perturbação permitiu constatar que o desempenho dos controles em campo, de usinas eólicas e solares, em especial no que tange à capacidade de suporte dinâmico de potência reativa, foi muito aquém dos modelos matemáticos fornecidos pelos agentes e representados na base de dados oficial de transitórios eletromecânicos”, diz o relatório do ONS divulgado nesta terça-feira (26).

O operador informa que a diferença entre o desempenho dos equipamentos e as simulações “não permitiu ao ONS identificar os riscos relacionados ao cenário operativo pré-distúrbio”, que provocou a queda de energia.

Com a divulgação do documento, chamado de Relatório de Análise de Perturbação (RAP), agentes do sistema elétrico poderão manifestar-se. O relatório será finalizado até o dia 17 de outubro.

Relembre o caso

O blecaute afetou 25 estados e o Distrito Federal. A interrupção começou às 8h30 do dia 15 de agosto, com queda no fornecimento de 19 mil megawatts, cerca de 27% da carga total (73 mil MW) naquele horário.

Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste o serviço foi restabelecido quase que integralmente em menos de uma hora. Já na Região Nordeste, a recuperação demorou mais. Foram necessárias três horas para restabelecer apenas 70% da carga afetada. O impacto foi ainda maior na Região Norte, com recuperação da carga em cerca de sete horas.

(*) Com informações da Agência Brasil



Fonte: Ceará Agora 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85) 3338-1011

Visitas: 13433
Usuários Online: 6
Copyright (c) 2024 - RADIO COSTA LESTE FM 90.5
Converse conosco pelo Whatsapp!